Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Falta grave não suspende prazo para livramento condicional, diz nova súmula

há 9 anos

A falta grave não interrompe o prazo para obtenção de livramento condicional. Esse é o teor da Súmula n. 441, aprovada pela Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O projeto da súmula foi relatado pelo ministro Felix Fischer e teve como referência o Código Penal, artigo 83, inciso II.

A consolidação desse entendimento é consequência de vários julgamentos realizados no STJ. Ao julgar o HC n. 145.217, a Sexta Turma entendeu que a gravidade abstrata do delito praticado e o cometimento de faltas graves, pelas quais o apenado já cumpriu as devidas punições, não constituem motivação concreta para o indeferimento do benefício.

Para os ministros, tendo o juízo de execução concedido o livramento condicional, com dispensa do exame criminológico, por entender estarem preenchidos os requisitos legais, não cabe ao tribunal de origem, sem fundamentação idônea, reformar a decisão para exigi-lo ou condicionar tal progressão a requisitos não constantes na norma de regência.

Ao julgarem o HC n. 139.090, os ministros da Quinta Turma destacaram que, para a concessão do benefício da progressão de regime e do livramento condicional, deve o acusado preencher os requisitos de natureza objetiva (lapso temporal) e subjetiva (bom comportamento carcerário), podendo o magistrado, excepcionalmente, determinar a realização do exame criminológico, diante da peculiaridade da causa, desde que o faça em decisão concretamente fundamentada.

http://stj.jus.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=96995

  • Sobre o autorWhatsApp:18-99806 1091. (24horas) Cível-Criminal-Execuções Criminais.
  • Publicações66
  • Seguidores148
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1029
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falta-grave-nao-suspende-prazo-para-livramento-condicional-diz-nova-sumula/192999519

Informações relacionadas

Hewdy Lobo, Médico Psiquiatra
Artigoshá 6 anos

O que é Exame Criminológico?

Leonardo Castro, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 8 anos

Lei 7.210/84 - Resumo da Lei de Execução Penal

Marcus Vinícius Carneiro, Advogado
Artigoshá 5 anos

Lei de execução Penal

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Entenda como funciona o Exame Criminológico

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)